AVISO

AVISO: ESTE É MEU ANTIGO BLOG, QUE NÃO É MAIS ESCRITO DESDE 2011. O CONTEÚDO AQUI EXPRESSO PODE NÃO REPRESENTAR MEUS PENSAMENTOS E OPINIÕES DE IDADE ADULTA. PARA CONTEÚDOS NOVOS E RELEVANTES ACESSE BLOG.BRUNO.TODAY




domingo, 21 de novembro de 2010

O Futuro do Trabalho (minha Redação do ENEM)

Palavras-Chave: Trabalho, ENEM, Tecnologia a Favor do Brasil, Futuro, Tecnologia


Esta foi minha redação escrita no ENEM deste ano(2010). O tema era O Trabalho na Construção da Dignidade Humana, e na proposta de trabalho eram citados dois trechos de texto, que falavam sobre o trabalho escravo e sobre a forma como a tecnologia tem mudado o trabalho. Este texto reflete opiniões pessoais minhas, e foi adaptado à partir do rascunho, e não é necessariamente idêntico ao texto que foi submetido. A qualidade do texto não é exemplar, uma vez que o tempo era bem limitado, e eu preciso de muitas horas para escrever um texto bem fundamentado e de qualidade. Mesmo assim, aí vai!


A forma como trabalhamos, juntamente com os sistemas produtivos, têm sofrido mudanças cada dia mais drásticas e aceleradas. Infelizmente, a adaptabilidade da sociedade a este novo paradigma ainda não acompanha esta evolução, que ocorre tão rapidamente. A maior prova disso é a frequente constatação de que o abominável trabalho escravo ainda existe. Mas as mudanças na tecnologia e na estrutura social dão a esperança de que haverá, um dia, um alinhamento entre os dois. O trabalho moderno e a alocação do ser humano no trabalho pensante tendem – inclusive – a erradicar de vez a escravidão.

O ser humano, portador de cérebro inteligente, não é feito para trabalhos braçais ou autômatos. Um ser pensante existe para pensar – para programar, controlar e otimizar as máquinas que tendem a substituí-lo no trabalho mecanizado. Não há mais espaço para a utilização de seres humanos como peças.
O trabalho à partir de casa – que já é realidade em segmentos como a Tecnologia da Informação – é uma das chaves para a qualidade de vida do trabalhador, bem como uma economia financeira às empresas. É o funcionário no conforto de trabalhar de onde bem entender, as empresas com menor necessidade de espaço físico, e de brinde a menor utilização dos poluentes meios de transporte.
Para acabar com a escravidão, é preciso – além de conscientizar e punir os exploradores de mão-de-obra – oferecer uma alternativa mais barata: máquinas. E com boa educação para todos, e a ascensão das máquinas, será viável multiplicar e ocupar postos de trabalho pensante.
E o dia do real fim da escravidão chegará somente com o ser humano deixando de ser utilizado como peça. O dia em que o valorizado ser humano fizer algo digno de seu potencial teremos um novo mundo, com dignidade para o trabalhador.



Classificação do conteúdo: SÉRIO
Sobre Bruno Moreira Guedes:
Curriculum Vitae
Site Pessoal

6 comentários:

Fabio Luis Girardi disse...

Mas os trouxas são burros e insistem em deixar de estudar pra ir jogar bola.

Enquanto essa cultura idiota continuar, vamos continuar com o mercado de peças humanas...

Anônimo disse...

o texto foi estremamente util para minha aula de redaçao

Anônimo disse...

a redação sua , foí muito boa pra minha aula de portugues ki estou tendo , obrigadoooo me ajudou muito
vse e muito inteligente,vai em frete,qui vai realizar tds os seus sonhos, bother!bjooooooooos

Anônimo disse...

valeu me ajuda muito foda valeu mesmo

Anônimo disse...

Ajudou na aula de leitura

Unknown disse...

Amei o texto fez mim ajudar na minha redação siga em frente que você terá bastante sucesso ❤👏👏👏👏

Sobre Bruno Moreira Guedes